Cada vez mais populares entre homens e mulheres preocupados com a sua aparência e bem-estar, eles têm a missão de suprir algumas necessidades nutricionais do organismo.

Não é novidade que, durante a correria do dia a dia, muitas pessoas acabam ignorando aspectos importantes para a saúde, por isso esse tipo de solução é excelente até mesmo para aqueles que já têm o hábito de se cuidar.

A seguir, tire todas as suas dúvidas sobre o tema e descubra como obter os benefícios dos manipulados você também!

Por que e quando optar pelos manipulados?

O corpo humano possui uma série de necessidades básicas para desempenhar as suas funções.

É de conhecimento geral que a carência de minerais, vitaminas e outras substâncias essenciais para o organismo pode provocar prejuízos para a saúde, mas as pessoas geralmente só associam o problema com o surgimento de doenças.

O que muitos não se dão conta é que, na verdade, a grande maioria da população não supre a quantidade mínima diária de nutrientes e, mesmo que não existam sintomas imediatos, isso pode provocar uma série de prejuízos a longo prazo.

Rugas e celulites são apenas alguns exemplos das consequências estéticas desse processo e os manipulados vêm ganhando espaço justamente em razão da sua eficiência em combatê-las.

Antes de escolher o seu, saiba mais sobre o seu poder de ação, benefícios, para quem é mais indicado e até algumas de suas possíveis contraindicações!

Qual é a sua ação e benefícios?

Mais do que melhorar o aspecto da pele, o consumo de manipulados garante o equilíbrio necessário para que o corpo se mantenha saudável e isso provoca uma influência direta na estética do indivíduo.

Existem cápsulas com diversas combinações de minerais e vitaminas, sempre combinados em uma composição química mais favorável à absorção do organismo em relação aos suplementos até então encontrados normalmente em farmácias de manipulação e lojas especializadas, como a Manipulação Minas-Brasil.


A maioria dos manipulados prioriza a ação de antioxidantes, que são conhecidos por sua capacidade de retardar o processo de envelhecimento.

Confira alguns dos compostos mais comuns encontrados nas cápsulas disponíveis atualmente no mercado:

- Bioflavonoides, que protegem o coração, regulam a pressão e possuem efeitos antivirais;

- Ácido fenólico, que regula o sistema nervoso e cardiovascular, estimula o crescimento celular e a produção de novas proteínas;

- Quercetina, que alivia o estresse, melhora o sistema cardiovascular, diminui dores e até reduz sintomas de artrite;

- Catequinas, que fortalecem o sistema imunológico e auxiliam a perda de peso;

- Licopeno, que combate o excesso de radicais livres;

- Vitaminas A, C e E, que possuem benefícios amplamente reconhecidos para a saúde da pele, cabelo e unhas, além de funções regulatórias do organismo, queima de gordura e combate dos efeitos do estresse.

Os exemplos citados também podem ser obtidos no consumo de frutas cítricas, como é o caso dos bioflavonoides, em grãos integrais, a exemplo do ácido fenólico, por meio do chá verde, como as catequinas, em tomates, como é o caso do licopeno, entre outros alimentos naturais.


Parte dos benefícios obtidos nos manipulados está justamente na praticidade em poder obter todos esses benefícios agregados em uma única cápsula, que geralmente é ingerida apenas uma ou duas vezes ao dia.

Entre os principais benefícios que as pessoas buscam nessas combinações, estão:

- Combate da oxidação dos tecidos, melhorando o aspecto corporal como um todo;

- Diminuição de rugas e outros sinais na pele;

- Aumento do bem-estar dos pacientes e da sensação de disposição;

- Combate de sinais de envelhecimento, como manchas na pele, estrias e celulite;

- Estímulo das funções da derme;

- Suprimento total dos nutrientes diários necessários para o corpo;

- Maior eficiência e capacidade de absorção pelo organismo em relação aos suplementos nutricionais;

- Rapidez e praticidade no consumo de itens essenciais para a saúde.

Agora que você já sabe como as cápsulas agem e quais são as suas maiores vantagens, descubra detalhes importantes para realizar um consumo consciente delas nos próximos itens!


Para quem são mais indicados?

Não existe uma idade mínima ou máxima para o consumo seguro de manipulados, desde que ele seja feito de forma responsável e sob o acompanhamento de um profissional da área.

Em jovens que começaram a tomar anticoncepcionais, por exemplo, podem ser indicadas cápsulas para a prevenção da pigmentação da pele ou até para o combate direto dos primeiros sintomas do cloasma.

Já em indivíduos que estão começando a sentir os primeiros sinais do envelhecimento, substâncias como o colágeno podem ser mais indicadas, a fim de garantir mais elasticidade para a pele, prevenir o surgimento de linhas de expressão, diminuir estrias, entre muitos outros benefícios.

O ideal, como já mencionamos, é lembrar que, assim como qualquer substância com efeitos diretos no organismo, os manipulados devem ser consumidos de acordo com o perfil de cada indivíduo e indicados por quem realmente entende do assunto, conforme abordaremos no item seguinte!

Existem contraindicações?

Por mais que seja tentadora a ideia de que tudo o que a nossa saúde e beleza precisam está dentro de uma simples cápsula, é preciso ter em mente que nada substitui a prática de exercícios físicos e uma boa alimentação.

Os manipulados podem ser aliados poderosos para quem pratica cuidados intensos com o corpo ou simplesmente para quem deseja adotar hábitos novos para a saúde, mas reforçamos que o consumo deve sempre ser feito com consciência e responsabilidade!