Dermatologista destaca cuidados na época da pandemia

Não é apenas pela beleza e pela sua auto-estima
Cuidar bem dos cabelos tem uma importância vital, que vai muito além de uma boa aparência. Lembre-se que os cabelos fazem parte do nosso organismo e, portanto, precisam ter sua saúde bem cuidada. A dermatologista Andréa Laughton, em entrevista à Rede de Drogarias Minas-Brasil, explica que o cabelo tem um ciclo capilar, que consiste em fase de repouso, crescimento e queda. “A queixa mais frequente em meu consultório é a queda capilar”, relata.

Para diagnosticar a raiz do problema, é preciso identificar se o problema é por estresse emocional, menopausa, pós-parto ou mesmo deficiências nutricionais. “Aliados a esses cuidados, é necessário cuidar da saúde mental: lazer, exercícios físicos, conversa com amigos, pois tudo isso vai fazer com que amenize a situação de estresse. A mudança dos hábitos de vida como uma boa alimentação também colabora para um maior bem-estar”, ressalta a médica.

Quer saber mais por que é muito importante cuidarmos dos nossos cabelos?
Mantenha os cabelos sempre limpos e o couro cabeludo saudável. Um dos cuidados mais básicos que devemos ter com os cabelos é cuidar da sua limpeza diária. Ela é essencial para remover resíduos de poeira, pó, suor, odores etc. Assim você manterá os seus fios limpos, cheirosos e saudáveis. De nada adianta cuidar muito bem dos fios e descuidar de medidas básicas para que o couro cabeludo mantenha-se sempre saudável. O couro cabeludo é essencial para assegurar que os cabelos cresçam saudáveis e firmes.

Hidratar os fios
Manter os cabelos bem hidratados é essencial para a sua saúde. Cabelos ressecados ficam sem vida, sem brilho, frágeis e fáceis de cair. Este é outro cuidado importante que você deve ter com os seus fios.

Recuperar os fios danificados
Há muitos agentes agressivos aos fios, como o excesso de sol, de cloro das piscinas, de sal do mar, de poeira em suspensão no ar etc. Cabelos submetidos a tratamentos químicos também têm a sua estrutura bastante danificada e precisam de cuidados para sua recuperação. Máscaras nas pontas antes da lavagem, o óleo de coco, babosa e aloe vera para potencializar a hidratação também são alternativas para melhorar a saúde dos fios. É importante, durante a secagem, manter distância do secador e, preferencialmente, usar temperatura mais baixa.