Anualmente, um tema que destaca uma área de preocupação prioritária é escolhido para ser discutido na campanha do Dia Mundial da Saúde, celebrado em 07 de abril. Para 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS), juntamente com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e parceiros, definiram a temática “Nosso Planeta, Nossa Saúde”, justamente pelo cenário de poluição, incidência crescente de doenças e pandemia.

Seguindo essas orientações, a Santa Casa Montes Claros organizou uma semana especial em comemoração à data. O objetivo foi conscientizar o público interno acerca da importância da manutenção de hábitos que englobam a preservação do meio-ambiente e, consequentemente, a saúde humana.



No hospital, a programação alusiva ao Dia Mundial da Saúde foi realizada entre os dias 05 e 07 de abril. Uma palestra de abertura, em formato de bate-papo, contou com a participação do secretário municipal de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, Sóter Magno e de colaboradoras das áreas de meio ambiente, Farmácia, Nutrição e Psicologia. O tema abordado foi “Hábitos Saudáveis: cuidados com a saúde física, mental e social. Como a alimentação, uso racional de medicamentos, descarte correto de resíduos, uso racional da água, poluição ambiental e sustentabilidade ambiental podem impactar em nosso planeta e em nossa saúde?”.


Já nos dias 06 e 07 os colaboradores participaram da dinâmica “Tabuleiro da Saúde”, que foi patrocinada pela Drogaria Minas-Brasil, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, GEHopitalar, Restaurante Roda Mineira, Laboratório EMS, Laboratório Eurofarma, Nutribem, Ubermedica, Domic Saúde e Disfarmoc.


A brincadeira, valendo premiação e sorteio de brindes, consistiu em jogo de perguntas e respostas relacionadas ao tema da ação. Além disso, foi realizada uma interação, com objetivo de conscientização, na rede social do hospital. Os seguidores tiveram a oportunidade de participar de uma enquete temática durante toda a semana.

Dia Mundial da Saúde

Para o superintendente da Santa Casa Montes Claros, Maurício Sérgio, ações como essa são essenciais. “O momento em que vivemos ainda é frágil. A pandemia nos trouxe um cenário de obstáculos, mas acima de tudo colocou a saúde como foco. Precisamos pensar no coletivo e desenvolver atividades que fomentem o bem-estar”, conta.

O Dia Mundial da Saúde, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é celebrado desde 1950 com a finalidade de chamar a atenção e conscientizar a população sobre assuntos prioritários e necessidades que impactam na saúde global.