Condição da pele do couro cabeludo, as caspas são um grande incômodo. Elas aparecem quando o sebo eliminado pelas glândulas sebáceas causa uma inflamação no couro cabeludo, fazendo com que as células mortas da pele se aglomerem em flocos perceptíveis ao olho nu. Mesmo sendo um problema muito comum, ainda existem dúvidas de como se livrar das caspas.

Além de produtos especializados, é possível eliminar a condição com alguns cuidados. Separamos 11 dicas de como evitar caspas e se livrar desse problema. Continue a leitura para conferir!

1. Elimine outras possibilidades


Pode ser que o problema não seja a caspa, mas, sim, uma doença conhecida como dermatite seborreica. Ela pode aparecer em outras regiões do corpo, como sobrancelhas, orelhas, barbas e seios.


Os flocos eliminados podem ser confundidos facilmente com a caspa, porém é possível identificar se é dermatite seborreica, de fato, observando alguns detalhes. Enquanto a caspa aparece apenas com os flocos de células mortas e coceira, esse tipo de dermatite deixa o couro cabeludo mais inflamado, com escamas amarelas oleosas e vermelhidão no local.


Alterações hormonais intensas também podem gerar o problema e requerer atenção médica. De qualquer forma, para ter um diagnóstico preciso, a melhor solução é procurar por atendimento de um dermatologista de sua confiança.


2. Evite shampoo a seco


O shampoo a seco traz muita praticidade para o dia a dia, deixando o cabelo bonito e com uma aparência limpa entre lavagens. Porém, é necessário ter cuidado, visto que sua principal função é absorver a umidade do cabelo, o que resseca o couro cabeludo, estimulando a produção de mais oleosidade e, consequentemente, aumentando as chances de criar caspas.


O recomendado é evitá-lo como um todo, se já sofre com a caspa. Porém, caso utilize em uma situação rara, borrife a 10 centímetros de distância e não exagere na quantidade.


3. Use óleos essenciais


Uma receita natural contra caspa efetiva é apostar em óleos essenciais. Por serem naturais, não possuem contraindicações e podem ser usados por pessoas de todas as idades.


Óleos de tea tree, alecrim, lavanda e melaleuca são especialmente recomendados para esse fim. A dica é misturar com uma máscara de hidratação, pois algumas dessas opções são bem densas.


Outra dica com esses produtos é fazer uma máscara misturando duas gotas dos óleos essenciais de alecrim, limão e cedro com uma colher de sopa de óleo de amêndoas. Passe no couro cabeludo e massageie suavemente, deixando agir por dois minutos. Em seguida, lave normalmente o cabelo.


4. Seque corretamente




Quando o cabelo fica úmido por muito tempo, torna-se um ambiente ideal para a proliferação de fungos que potencializam a descamação. Por isso, sempre seque seu cabelo corretamente, além de nunca dormir com os fios molhados.


Sempre seque o cabelo corretamente depois de lavá-lo, evitando a proliferação de fungos que podem causar caspas.


Caso utilize o secador, deixe-o nas temperaturas frias. O calor estimula a produção de oleosidade, o que pode piorar ainda mais o problema.


5. Deixe bonés e chapéus de lado


Bonés e chapéus podem dar um “up” no look, ou disfarçar naquela hora em que o cabelo não está em seus melhores dias. Porém, eles impedem que o couro cabeludo “respire” e elimine a umidade, como o suor, o que transforma a situação parecida com deixar o cabelo molhado por muito tempo.


Caso esteja com caspas, procure por outras saídas para proteger o couro cabelo do sol – uma dica que funciona é utilizar sombrinhas. Dessa forma, você deixa a pele “respirar” e evita a proliferação de fungos causadores da caspa.


6. Lave dia sim, dia não


Muitas pessoas, principalmente homens, costumam lavar os fios todos os dias. Essa prática, além de desgastar os fios, retira a oleosidade natural do cabelo e do couro cabeludo, ao que o corpo responde com a produção de mais sebo, para compensar o que foi retirado.


O excesso de lavagem pode deixar o cabelo mais oleoso e com caspas.

Por isso, uma das principais dicas de como se livrar das caspas para homens é abandonar essa prática. O contrário (não lavar o cabelo por muitos dias) também piora a situação, o que deixa claro que o equilíbrio é a resposta certeira.


7. Controle a alimentação


Alimentos ricos em gorduras, como frituras e embutidos, estimulam a produção do sebo, e devem ser evitados por quem deseja se livrar das caspas. Outra recomendação é apostar em alimentos anti-inflamatórios, que ajudarão a reduzir a inflamação da região e, consequentemente, tratar as caspas.


Turbine sua alimentação com salmão, sardinha, atum, sementes de chia, nozes e amêndoas. Eles irão ajudar a aliviar a inflamação do couro cabeludo, uma das principais causas para a caspa aparecer.


8. Evite tratamentos químicos


Tratamentos químicos no cabelo, como tinturas, alisamento, escova progressiva e outros, podem conter substâncias fortes que estimulam a descamação e troca de pele.


Substâncias presentes nas tintas e tratamentos químicos capilares podem causar caspas. Caso as caspas tenham aparecido alguns dias depois do tratamento, é possível que os produtos tenham causado essa reação.


Para resolver, além de evitá-los no futuro, é muito recomendado procurar por um dermatologista de sua confiança, para decidir os próximos passos. Em alguns casos, por exemplo, é possível evitar certas substâncias ou apostar em tratamentos e tinturas naturais.


9. Diminua a temperatura da água


O banho quente pode ser delicioso, ajudando até a relaxar a musculatura. Porém, assim como acontece quando se usa secador de cabelos em temperatura alta, o calor da água estimula a produção sebácea, ocasionando caspas.


A recomendação é lavar os cabelos na água morna ou fria, reduzindo os riscos de gerar caspas. Outra ideia é utilizar toucas de banho, evitando molhar o cabelo quando não é necessário.


10. Use produtos longe da raiz




Como já dito, a irritação do couro cabeludo é uma das principais causas da caspa. Ao passar produtos, como máscaras hidratantes, no couro cabeludo, os poros podem ficar obstruídos, irritando a região e estimulando a produção de sebo, o que aumenta a oleosidade.


Máscaras hidratantes não devem ser aplicadas no couro cabeludo.


Ao fazer tratamentos caseiros no cabelo, passe o produto pelo comprimento dos fios, mas evite a região mais próxima do couro cabeludo. O resultado será ainda melhor!


11. Experimente shampoo anticaspa

Os shampoos anticaspa funcionam graças à adição de antifúngicos, enxofre ou até óleos essenciais em opções mais naturais, tratando a inflamação da área e auxiliando na remoção das caspas.

Existem desde opções baratas e populares, encontradas facilmente em mercados, até versões mais robustas e medicinais, que devem ser compradas com receita médica. Em todo o caso, um dermatologista poderá recomendar a melhor opção para você.