Você se levanta, lava os cabelos, seca e se prepara para o dia de trabalho. Na hora do almoço, já dá para ver o aspecto de oleosidade começando a aparecer. Ao longo do dia, ele vai aumentando, e a forma e o volume do cabelo já estão danificados. No dia seguinte, o efeito “escorrido” possivelmente tomou conta do visual.

 

É importante entender que, assim como na pele, a oleosidade nos cabelos não é algo ruim, pelo menos não quando está em uma quantidade normal. O sebo é o óleo natural produzido no couro cabeludo, e protege os fios contra quebra e contra a poluição. Na verdade, o problema surge quando há um excesso de oleosidade, porque além de prejudicar a aparência e dar a sensação de estar sempre sujo, pode causar muito incômodo à saúde dos fios e ocasionar problemas como caspa, coceira e até a queda de cabelo.

 

As causas que favorecem a oleosidade excessiva são muitas, mas como combater isso? Afinal, é possível chegar ao final do dia longe do aspecto pesado e sem volume? Então vamos comprovar que sim, é possível!

 

Confira as dicas a seguir para conquistar fios mais encorpados e com leveza.

 

  • Utilize um shampoo específico para cabelos oleosos

 

Procurar produtos compatíveis com o seu tipo de cabelo é o primeiro passo para um bom cuidado dos fios. No caso do shampoo para cabelos oleosos, o segredo é uma maior quantidade de tensoativos, ou seja, substâncias que se ligam a gorduras e sujeiras e as levam embora com o enxágue, proporcionando maior limpeza e remoção do óleo dos fios.

 

No entanto, é bom lembrar que, assim como os tensoativos removem a oleosidade do cabelo, eles também "limpam" as gorduras naturais, que mantêm, por exemplo, a pele hidratada. Essa gordura natural, formada por cerâmicas, ácidos graxos e colesterol age como uma barreira, retendo a umidade da pele. Quando esses componentes são removidos, a pele perde muita água e o couro cabeludo pode ficar ressecado. Então, é preciso tomar cuidado e, se for o caso, apostar em uma hidratação.

 

Se o seu problema é a raiz pesada e fios ressecados, opte pelas versões de shampoo para cabelos mistos, que controlam a oleosidade do couro cabeludo e hidratam o comprimento e as pontas.

 

  • Não lave o cabelo com água quente

 

Banhos quentes são um bom exemplo de como nossos hábitos podem influenciar o comportamento das nossas madeixas. A temperatura é um desses fatores que fazem toda a diferença. Isso porque a água quente resseca a pele e o couro cabeludo, e pode acabar estimulando as glândulas a produzirem mais oleosidade.

 

Por isso, lave sempre os cabelos com água morna a fria. Ao contrário do que muitos acreditam, tomar um banho com água quente e finalizar a lavagem com a temperatura mais baixa não é o suficiente para evitar o problema, pois as glândulas já foram estimuladas a produzirem mais óleo. Além disso, fugir de altas temperaturas na hora do banho também pode ajudar a fechar as cutículas dos fios e deixar o cabelo mais brilhoso.

 

  • Não exagere no uso de condicionadores

 

Condicionador é para quem precisa, e abusar deste produto pode ser uma das causas do excesso de oleosidade nos fios.

 

Além de procurar usar condicionadores para cabelos oleosos, você precisa ter em mente que a aplicação do produto deve ser feita apenas no comprimento e nas pontas do cabelo. Portanto, quem tem cabelos curtos, por exemplo, não precisa de condicionador.

 

Na hora do enxágue, não poupe tempo. Retire o condicionador por completo até sentir que os fios estão macios, mas não pegajosos. Assim, o cabelo não deixará aquela sensação de estar grudado na cabeça e não perderá volume ao longo do dia.

 

  • Evite o uso de calor nos fios

 

A praticidade de passar secador e chapinha nos cabelos a todo momento pode acabar sendo um barato que sai caro. Assim como a água quente provoca o ressecamento do couro cabeludo, esses aparelhos também elevam — e muito! — a temperatura dos fios, de forma que ocorre um estímulo às glândulas para a produção de mais oleosidade.

 

Depois dos cuidados na hora do banho, procure secar bem os fios, apertando-os suavemente com uma toalha e retirando todo excesso de umidade. Antes de utilizar qualquer aparelho, o ideal é também passar um bom protetor térmico para evitar a desidratação dos cabelos. Quando for usar o secador, mantenha o jato de ar quente a uma distância de 20 centímetros dos fios para evitar o ressecamento.

 

  • Lave o cabelo em dias alternados

 

Sabemos que quem tem cabelo oleoso não pode descuidar da lavagem dos cabelos. Mas qual seria a frequência ideal?

 

A resposta é que lavar muito pouco aumentará a oleosidade, e lavar várias vezes, além de não ser nada prático, produzirá o mesmo efeito. É melhor lavar o cabelo dia sim, dia não. Não é indicado ficar sem lavar durante dois ou três dias seguidos e nem lavar três vezes ao dia: o ideal é o equilíbrio.

 

Agora que você já sabe como reduzir a oleosidade excessiva dos cabelos, basta adotar essas medidas no seu dia a dia. Os cuidados com seus fios não devem ser apenas paliativos, mas também uma preocupação diária. Afinal, são essenciais para manter o cabelo saudável e com boa aparência.